sexta-feira, 4 de março de 2011

O CORPO


 O salmo 139 mostra um autor inspirado escrevendo sobre a maravilhosa mente de Deus ao criar o ser humano. E um versículo desse salmo diz: “Ó Deus, eu te louvo porque me formaste de modo maravilhoso... os teus olhos viram meu embrião...”

Só um ser tão grande poderia criar algo tão completo e perfeito.

O corpo humano é extremamente complexo. É uma máquina que funciona de forma harmoniosa, engrenada, composto de inúmeras partes que se comunicam por sinais. Por exemplo, de forma inconsciente, as células do sistema imune são altamente organizadas, como um exército. Cada tipo de célula age de acordo com sua função. Algumas são encarregadas de receber ou enviar mensagens de ataque, ou mensagens de supressão (inibição), outras apresentam o “inimigo” ao exército do sistema imune, outras só atacam para matar, outras constroem substâncias que neutralizam os “inimigos” ou neutralizam substâncias liberadas pelos “inimigos”.

Quando as emoções são afetadas o corpo também sofre. Não é à toa que mais uma vez eu estou com um herpes labial. Este é um vírus que fica latente nas fibras nervosas e que só se manifesta clinicamente em vigência de estresse, sentimentos de frustração, medo, ansiedade, depressão. Como Deus é inteligente. Ele fez o nosso corpo todo interligado para mostrar que quando uma parte do corpo sofre, todo o corpo sofre junto.

A Bíblia se refere à igreja (os filhos de Deus, servos de Jesus Cristo) como um corpo. Em vários textos existe essa comparação para mostrar que aqueles que um dia tomam a decisão de crer em Jesus como seu único e suficiente salvador e servi-lo, passam a fazer parte desse corpo.

Eu faço parte desse corpo. Eu não tenho como expressar a minha alegria por ver tantas manifestações de carinho e consideração por parte dos membros desse corpo. Cristo é o cabeça, e nós somos as partes: dedos, unhas, cílios, pele, olhos, boca.... cada um com a sua função. Vejo que o meu sofrimento tem sido o sofrimento do corpo de Cristo.

Jesus, quando esteve aqui na terra não nos enganou. Ele já alertou em João 16:33: "Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". Ele, ao mesmo tempo que adverte, já traz o consolo.

Não tem como ficarmos livres de sofrimento. O sofrimento faz parte da vida e proporciona crescimento. Torna o corpo mais maduro. Para que isso aconteça algumas atitudes tem que ser tomadas.  Por isso, está escrito em Filipenses 4:6-7: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.”

Deus é perfeitamente santo, bom e é fiel. E quando o corpo está sofrendo é que mais podemos perceber esse caráter de Deus. Então, glória a Deus pelo sofrimento.

Só posso neste momento então, reafirmar meu compromisso com o corpo de Cristo, que é amar e servir. “Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor”. Hebreus 12:14

O resultado esperado e certo sempre será: vida de paz, mesmo em meio ao sofrimento.

BOM FERIADO A TODOS. Cuidem do corpo de Cristo.

Débora

“Ensina-nos a contar os nossos dias para que alcancemos corações sábios”. Salmo 90:12

Nenhum comentário:

Postar um comentário