quinta-feira, 10 de março de 2011

AS LENTES QUE USAMOS


Quando eu era adolescente eu li um livro chamado “O mundo de Sofia”. Este é um livro excelente, porém muito filosófico. Poucas coisas me marcaram, mas uma eu nunca esqueço, que é a parte em que fala das lentes. Basicamente a reflexão trazia um significado simples: o modo de encararmos a vida depende muito das lentes que usamos para enxergá-la. Isso quer dizer que duas pessoas podem passar pelo mesmo problema em termos de qualidade,  proporções e conseqüências, porém, por alguns fatores, sejam eles circunstanciais, culturais, religiosos ou familiares, uma dá a volta por cima e se sai vitoriosa e outra só desce cada vez mais o poço, afundando-se e derrotando-se.

Por que existem comportamentos tão diferentes?

Não tenho aqui a ousadia, de forma alguma, de dizer que as lentes que usamos são determinantes para encararmos os problemas dessa vida. Longe disso. Entretanto, quero atentar para esse fator em específico porque ele pode nos ajudar muito nos momentos difíceis. Se for usada uma lente acinzentada, tudo o que se vê através dela terá menos cor. Se for usada uma lente cor-de-rosa, tudo será visto cor-de-rosa.

Quais são os óculos que você decide colocar em seus olhos a cada manhã? Antes de dormir?

Deus nos ensina pela palavra a usarmos um tipo de lente diferente, que não se vende em lojas, nem em livros de auto-ajuda. Essa lente, na verdade, só Ele pode colocar em nossos olhos. É um tipo de lente de contato permanente que Ele coloca em seus olhos a partir do momento em que você decide confiar nEle e no sacrifício de Jesus Cristo para a salvação dos pecados. Quando você diz a Cristo, de todo o seu coração “Eu me rendo, entrego minha vida a você”, Ele coloca então essa lente nos seus olhos, a lente espiritual (que é o Espírito Santo dentro de você).  A partir de então, você começa a enxergar as coisas com outros olhos, e com olhos espirituais. E quando algo ficar meio turvo na sua vista, embaçado, você poderá continuar caminhando, porque terá momentos em que você viverá apenas pela fé, e não pelo que se vê. É como se você momentaneamente ficasse cego e Deus te desse a mão, você só confia, e continua caminhando. Posteriormente, você voltará a enxergar e verá que foi melhor não ver toda a realidade e perigos pelos quais passou. Foi melhor só dar a mão e caminhar mesmo.

Como diria nossa amiguinha peixe esquecida do filme Procurando Nemo: “Continue a nadar, continue a nadar”.

Não tem como deixar de adorar um Deus tão grande, tão majestoso, tão poderoso, tão amoroso! E enquanto você o adora, Ele o cura.

Deus tem me dado muitos presentes, e sou eternamente grata a Ele por isso. Quem conhece Deus, ao contemplar as maravilhas naturais criadas por ele, não tem como deixar de adorá-lo.  Hoje eu vi os Alpes suíços bem de perto e pensei: Nooooooooooosssa Deus, como vc é perfeito!!!  Deus tem sido muuuuuuuuito bom comigo! Hoje eu estou aqui em Godmanchester-UK acolhida por parte da minha família que aqui vive e só tenho gratidão no meu coração por tudo o que Ele tem feito.  Além da família, tantos amigos amados, com manifestações de carinho.  Deus é bom! Deus é fiel!

Sou eternamente grata a Ele por ter me dado essas lentes nesse momento da minha vida!

“Como é bom cantar louvores ao nosso Deus! Como é agradável e próprio louvá-lo!
O Senhor edifica Jerusalém; ele reúne os exilados de Israel.
Só Ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas.
Ele determina o número de estrelas e chama cada uma pelo nome.
Grande é o nosso Soberano e tremendo é o seu poder; é impossível medir o seu entendimento”             Salmo 147:1-5

Débora

“Ensina-nos a contar os nossos dias para que alcancemos corações sábios” Salmo 90:12




Um comentário:

  1. AMADA AROBED , AMEI SEU BLOG , VC É UMA PESSOA ILUMINADA E ABENÇOADA POR DEUS ....CHOREI COM VÁRIAS PALAVRS SUAS , QUE SE APLICAM A MINHA VIDA NESTE EXATO MOMENTO DE PROVAÇAO QUE ESTOU PASSANDO .....VC MORA NO MEU CORAÇAO E É UM EXEMPLO PARA MIM , ESPERO TER SUA AMIZADE PARA SEMPRE ....PODE CONTAR COMIGO PARA TUDO ........BJO NO CORAÇAO ....SEREI ETERNA SEGUIDORA DO SEU BLOG , TENHO CERTEZA QUE IRA ME AJUDAR ..............

    ResponderExcluir