domingo, 27 de fevereiro de 2011

A TRAIÇÃO DE JUDAS

                                                                    
Hoje de manhã, 27/02/11, o pastor Paschoal Piragine Jr pregou sobre a traição Judas. Escrevo aqui então algumas das minhas anotações sobre essa mensagem e algumas reflexões.
Por que Judas foi desqualificado?
Ele fazia parte dos 12 discípulos, viu tantos milagres de Jesus, viu com os seus próprios olhos o poder de Jesus sobre o céu, o mar, a tempestade, multiplicação de pães e peixes, cura de enfermos e libertação de multidões. Além disso, Judas, assim como os outros 11, foi amado, convocado, comissionado.
Mas, o que aconteceu que o levou ao seu triste fim? Por que Judas foi desqualificado?
Jesus acreditava em Judas, na sua sinceridade, no seu desprendimento, no seu serviço. Aliás, os discípulos também confiavam muito em Judas, tanto que o deixavam responsável por carregar a bolsa de dinheiro e cuidar dos assuntos de tesouraria. Ele devia ser alguém cativante, que demonstrava para todos ao seu redor simpatia e responsabilidade, e de quem ninguém desconfiava.
Então, por que Judas traiu Jesus? Será que deu a louca na sua cabeça e, de repente, ele resolveu trair? Será que chegou um dia em que ele pensou “chega, to cansado de tudo isso!”? Não. Absolutamente não.
As tentações que levam uma pessoa ao erro ocorrem aos poucos, um passo após o outro. E primeira coisa que o diabo faz para levar alguém ao erro é lançar uma idéia na mente dessa pessoa. Essa idéia vai sendo cultivada, é regada, toma sol, toma chuva, vai crescendo, e então, em um belo dia consuma o pecado. Em Tiago 1:14-15 está escrito: “Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte.”
Judas cuidava do dinheiro. Não estou dizendo aqui que todos os que cuidam do dinheiro de outros são assim, mas apenas que essas pessoas têm sobre si uma grande responsabilidade. E por isso, pessoas que cuidam do dinheiro de outros tem que possuir uma marca fundamental: a integridade.
Quando os pensamentos são semeados pelo diabo em solo receptivo, as idéias vão mudando. O valor que antes era amor por Jesus se transformou em amor por dinheiro. Judas traiu Jesus por 30 moedas de prata. Quando satanás trabalha com as idéias, ele constrói novos valores. Porém, toda idéia semeada por satanás leva à desgraça. Em I Timóteo 6:10 está escrito: “pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos”.
O que se tem trocado por Jesus? Dinheiro, minutos de prazer, prazer de enganar e não ser descoberto? De Deus não se zomba: o que o homem plantou ele colherá. Um abismo chama outro abismo.
Em II Coríntios 4:4 diz que ele, satanás, cega o entendimento dessas pessoas para que não enxerguem a verdade de que esse caminho só leva à desgraça. Então vive-se uma ilusão. Depois que pensamentos e valores são minados, o resultado é uma atitude dirigida por ele.
Por último, satanás semeou mais uma idéia em Judas que encerrou a sua história: “para você não tem mais jeito”. Ele então, dominado por essa idéia, suicidou-se.
Inevitavelmente, pensamentos semeados por satanás virão sobre as pessoas e sobre você. Porém, “não lutamos segundo padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas, ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, levamos cativo TODO PENSAMENTO, para torná-lo obediente a Cristo” II Coríntios 10:3-5.
Por isso, Filipenses 4:8 diz: “tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, sejam essas coisas que ocupem os seus pensamentos.”
II Timóiteo 2:22: Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor.
Não tem como ser de outro jeito. Esse é o jeito de Deus.
O mundo está cheio de “Judas Iscariotes”. O mundo jaz no maligno. Todos convivem com Judas no seu dia-a-dia. Será que Jesus errou por ter escolhido Judas seu discípulo? É claro que não. Pelo contrário, quem errou foi Judas, que se deixou seduzir por algo de tão menor valor. E depois, ao ser entregue por Judas, Jesus sofreu, morreu, por amor, para salvar toda a humanidade, inclusive Judas. E este, mesmo depois de sua última chance de perdão, foi covarde e se auto-destruiu.
Libere perdão sobre os judas que passaram pela sua vida. E ore por eles para que não tenham o mesmo fim trágico. E se você é um judas, ainda há tempo de restauração de Deus para você.
Não deixe para amanhã para começar a contar os dias. Comece já.
“Ensina-nos a contar os nossos dias para que alcancemos corações sábios” Salmo 90:12
Débora

Nenhum comentário:

Postar um comentário